Caricaturas com fotos! Aprenda como fazer…

Fazer caricaturas com fotos, é um das muitas habilidades que um bom desenhista deve ter. Atualmente, existem softwares online que criam uma caricatura a partir de uma foto, e essa é uma revolução que dá acesso a todos que desejam criar esse tipo de desenho.

caricaturas-de-pessoas-famosas-exemplo

Acesse o link seguinte e confira a caricatura que virou noticias no mundo: http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/caricatura-sobre-maome-em-revista-catolica-gera-criticas-9zeejp1yswi1rq80h84ea68ni

A caricatura é uma expressão engraçada dos traços físicos de uma pessoa. A primeira qualidade que um desenhista deve ter para criar uma caricatura convincente é a observação. Profissionais que desenham, olhando um modelo, precisam ter a habilidade de perceber quais pontos precisam ser evidenciados na caricatura.

As evidências em uma caricatura surgem das características físicas das próprias pessoas. Olhos maiores, ou boca pequena acabam virando o centro de um desenho de caricatura, pois acabam sendo a marca pessoal de cada indivíduo.

Algumas caricaturas são baseadas na atividade que as pessoas exercem, assim, os desenhos podem acompanhar elementos que lembrem a profissão ou aptidão do modelo. Recentemente, esse tipo de desenho chegou até em convites de casamento, com elementos que lembram o cotidiano de cada noivo.

5 passos de como fazer caricatura com fotos

comofazercaricaturas-passo-a-passoSiga os passos abaixo e aprenda como fazer sua caricatura. Você vai gostar, é bem divertido. O passo a passo abaixo serve para quem vai desenhar com lápis ou no photoshop. No primeiro, o modelo pode ser ao vivo, ou com foto, e no segundo é preciso ter a imagem digital para criar em cima do modelo.

1. Observe

Dê uma boa olhada na foto ou pessoa, e procure absorver quais são as peculiaridades do rosto dela. Como são os traços principais? O que mais se destaca? Escolha um dos itens mais destacados para dar ênfase ao desenho. Se for uma sobrancelha grossa e um bigode volumoso, escolha um dos dois para não deixar a imagem pesada

2. Desenhe as formas geométricas

Todas as expressões faciais possuem formas geométricas. Rosto redondo, nariz triangular, pescoço cilíndrico, e por aí vai. Criando o esboço, com as formas geométricas, primeiro dará uma base mais ampla para desenvolver o resto do desenho. Faça as linhas de apoio horizontais e verticais para que os elementos não fiquem tortos, e pronto! Seu trabalho se desenvolverá bem mais rápido.

3. Afine as expressões

Todas as expressões faciais possuem formas geométricas. Rosto redondo, nariz triangular, pescoço cilíndrico, e por aí vai. Criando o esboço, com as formas geométricas, primeiro dará uma base mais ampla para desenvolver o resto do desenho. Faça as linhas de apoio horizontais e verticais para que os elementos não fiquem tortos, e pronto! Seu trabalho se desenvolverá bem mais rápido.

4. Faça os destaques

Depois de afinar as expressões é hora de exagerar no que será destacado. Aqui, os recursos de luz e sombra devem ser usados largamente para conseguir o destaque mais acentuado. Alguns desenhistas usam até cores no ponto central da caricatura (um lábio com batom vermelho, por exemplo) para deixar mais evidenciado o aspecto peculiar.

5. Finalize com os detalhes

E agora, para finalizar, inclua alguns detalhes que podem ser o local onde a pessoa está (bem esboço mesmo), apenas para dar uma profundidade e base ao desenho. Alguns desenhistas costumam usar elementos para ajudar a ambientar a caricatura, como bancos, cadeiras e utensílios como copos, garrafas e outros elementos. Aqui é o momento de usar sua criatividade para terminar sua obra de arte.

Dica extra: se estiver começando a fazer caricaturas, experimente fazer algumas suas e de seus familiares para ir pegando o jeito, antes de partir para clientes externos.

Curso de caricatura

Você sabia que existe cursos online que ensina como fazer qualquer tipo de caricatura? Se você quer fazer sua caricatura ou de seus amigos, ou até se especializar e aprender como transformar fotos em caricaturas, confira abaixo o melhor curso de caricatura online que recomendo para você ficar profissional.

Clique Aqui e Acesse a página Oficial do Professor Ivan Querino e conheça o melhor e mais profissional curso de caricatura.

curso-online-de-caricatura-do-ivan-querino

Voltar para a Home